Um "blog sujo" desde 2 de setembro de 2009.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ricardo Coutinho, a esperança de "ssóis" para os paraibanos

Pesquisas apontavam que Zé Maranhão poderia ganhar no primeiro turno
Do R7
Praticamente empatados, Zé Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) vão disputar o governo da Paraíba no segundo turno, que será realizado no dia 31 de outubro. Coutinho recebeu 49,74% dos votos, enquanto Maranhão ficou com 49,30%.

A disputa foi acirrada, mas pesquisas apontavam a liderança de Maranhão. Em levantamento do Ibope divulgado neste sábado (2), o candidato do PMDB aparecia em primeiro lugar com 47% dos votos. Coutinho ficaria com 42% dos votos, segundo a sondagem. Entretanto, em certo momento da apuração dos votos, o candidato do PSB ficou com 50,01% dos votos, número que lhe renderia a vitória do governo no primeiro turno.
Na reta final de campanha, Coutinho entrou com diversas ações pedindo a impugnação da candidatura de Maranhão. As duas últimas, protocoladas na semana passada, acusam o governador de uso da máquina pública para ajudar sua campanha.
Maranhão tentou reverter a situação e disse que tomou precauções para evitar qualquer surpresa na reta final da campanha. Pouco antes das eleições, ele ainda afirmou que é "direito da oposição fazer esse estardalhaço, já que eles estão necessitando”.

Maranhão foi eleito deputado federal pela primeira vez nas eleições de 1982. Quatro anos depois, reelegeu-se deputado constituinte. Em 1990, ele cumpre seu terceiro mandato para só em 1994 ser eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, que morreu nove meses depois.

Em 1998 é reeleito e, em 2002, chega ao Senado. Nas últimas eleições, disputou e perdeu o governo da Paraíba. Mas, como o então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) acabou cassado em 2009, ele assumiu o cargo.

Já Coutinho renunciou à prefeitura de João Pessoa para concorrer ao governo da Paraíba em março de 2010. Em 2004, ele foi eleito prefeito da capital paraibana pelo PSB e, em 2008, foi reeleito. Anteriormente, Coutinho já foi vereador (1993-1999) de João Pessoa e deputado estadual (1999-2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário