Um "blog sujo" desde 2 de setembro de 2009.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Telefonica tenta calar blogueiro

 telefonica


A Telefonica de Espana tenta assustar blogueiro com ameaça de processo. Só que agora pode ocorrer o contrário: o blogueiro Virgilio Freire processar a Telefonica por calúnia.

Segundo a notificação, estaria a empresa telefônica a dizer que o blogueiro teria praticado a conduta descrita no art. 177 do CP... só que penso se tratar de crime próprio, aquele praticado por determinada categoria de pessoas... amanhã vou pesquisar num Código Penal comentado.

Vejam o post sobre o assunto:



 


 No dia 11 de Dezembro de 2009 fui procurado por um Oficial de Justiça, que me entregou uma Notificação Extra-Judicial da Telefonica. (Veja o documento abaixo). É um documento igual ao que foi entregue à Associação dos Engenheiros de Telecomunicações.

Assinado por TODOS os Diretores da Telefonica no Brasil - pelo jeito, receberam ordens de Madri para usar artilharia pesada.

Com o mesmo objetivo de amedrontar e silenciar nosso blog, de impedir a liberdade de expressão.

Uma tentativa fascistóide e autoritária de intimidação para impedir que eu continue a expressar minhas opiniões, minhas análises, e minhas conclusões, todas baseadas em documentos de conhecimento público.

Se a Telefonica e seus vassalos brasileiros se dessem ao trabalho de estudar minha vida, minha carreira, minhas atitudes e minha integridade, veriam o quanto é inútil uma tentativa deste tipo. Outros mais poderosos já tentaram, sem sucesso.

Segundo a Telefonica, ao me referir aos valores declarados como investimentos da empresa para o ano de 2008, não posso dizer que "estes valores são absurdos e improváveis". Porqê não? A Constituição Federal me dá este direito e, mais, estamos falando de uma concessão pública e, portanto, os investimentos realizados são matéria de largo interesse público e, ainda, objeto de fiscalização pelo órgão regulador, que infelizmente não fiscaliza.

Também não posso dizer que "Em suma, o balanço contém números fantásticos, fabulosos - de fábula, lembre"

Segundo a empresa espanhola, ao exprimir no blog minhas opiniões, conclusões, análises, cometi "crime tipificado no artigo 177, Inciso 1o, VI, do Código Penal.

A Telefonica afirma em seu Documento-Ameaça que fiz "acusações de fraude" - na verdade quem ler meus artigos sobre a Telefonica irá observar que NUNCA afirmo que houve fraude.

Uso a expressão "Indícios de Fraude" - qualquer cidadão tem direito de denunciar às autoridades indícios de fraude, que serão apurados pelos orgãos competentes, especialmente quando se trata de tema regulado pelo regime de concessão./div>

Sempre mostro as inconsistências dos números no balanço de 2008, explico o que significa cada um dos itens, e deixo ao leitor a liberdade de chegar a sua própria conclusão. Se existem "Indícios de Fraude" ou não.

Ou seja, quem afirma que houve fraude é a Telefonica, e não o blog.

O tom e o teor do documento da empresa são de uma truculência ímpar, inusitadas na cultura dos brasileiros - no entanto devem ser comuns na cultura espanhola.

A direção da Telefonica em Madri deve achar que está tratando com um povo sul-americano que pode ser tratado como os Aztecas, os Maias, os Incas, e todos os outros povos civilizados que os "Conquistadores" encontraram na America do Sul.

E que dizimaram aos milhares, levando seu ouro para a Espanha - tal como levam seus lucros questionáveis atualmente para Madri.

O documento da Telefonica me dá 48 horas (!!!!!!!!!!!!) para prestar esclarecimentos sobre oito itens, tais como:

- Se confirmo ter postado o texto sobre o sumiço dos dois bilhões de dólares da empresa.

- Qual meu interesse em postar o artigo acima.

Meu interesse é defender o cliente da Telefonica, é defender o cidadão brasileiro, é melhorar os serviços de telecomunicações no Estado de São Paulo, é fazer com que a Telefonica mostre de forma transparente e honesta os detalhes de seu balanço para o ano de 2008, indicando, para os investimentos, as seguintes informações:

- Quais os contratos assinados para os investimentos de 2008


- Com que empresas foram os referidos contratos assinados


- Cópia dos referidos contratos


- Condições de pagamento dos contratos


- Objeto dos referidos contratos (tipos e modelos dos equipamentos)


- Local onde os referidos equipamentos estão instalados, e permissão para que o público e a imprensa possam confirmar sua instalação.



Vale dizer que a Telefonica é uma empresa que atua no Brasil sob o sistema de CONCESSÃO, o que obriga a uma abertura total de suas contas, contratos, balanços, lucros, perdas, etc.


Ao contrário de uma fabricante de cerveja, como a AMBEV, a Telefonica funciona por delegação e concessão do poder público, do Estado Brasileiro, e portanto deve explicações ao público do nosso país.

O documento da Telefonica prossegue com questionamentos do tipo "se fui informado pela Associação dos Engenheiros de Telecomunicações de que havia contatado TODOS os fabricantes de equipamentos, e que NENHUM deles assinou qualquer contrato com a empresa no ano de 2008". A resposta está nos meus artigos no blog.

Os espanhóis exigem que eu indique DE QUEM recebi a informação acima.

Realmente o documento preparado pelos espanhóis deve ter se baseado em algum processo da Inquisição Espanhola, que tinha o poder de questionar qualquer pessoa, submeter à tortura, mutilar, e condenar à pena de morte.

Ou algum processo semelhante conduzido por ordens do Ditador Francisco Franco, que governou a Espanha por 34 anos, usando a polícia e a delação como instrumentos de controle da população. Na época da Inquisição e posteriormente no governo de Franco, os cidadãos eram incentivados, e até pagos, para informarem sobre "atividades subversivas" de seus vizinhos, amigos e até parentes.

O final do documento da Telefonica simplesmente exige que eu retire imediatamente o texto postado no blog, e que deva me "abster de fazer quaisquer acusações", sob pena de serem adotadas as mais veementes medidas jurídicas reparadoras".

Realmente, a Telefonica está com medo.

Um terrível medo de que a verdade venha à tona.

E neste pânico, tal como o homem fechado em um quarto escuro, golpeia à direita e à esquerda, sem saber onde está, sem saber o que faz, na ilusão de que qualquer ação é preferível à inação, pois assim os patrões em Madri irão achar que "providências estão sendo tomadas".

Na verdade, as "providências" que a empresa está tomando aqui no Brasil apenas reduzem o tempo em que serão mandados de volta para seu país. Para alívio da sociedade brasileira.

E neste desespero e nesse medo de que segredos sejam revelados, tenta atingir um dos direitos básicos dos brasileiros - a liberdade de expressão.

E tenta restringir também o direito dos leitores e dos internautas de serem informados de forma livre, democrática e através de múltiplos meios, fontes e canais de informação.


Esta é uma liberdade básica de que gozam TODOS os usuários da Internet.

Talvez na Espanha seja possível intimidar jornais, revistas, blogs, etc. No Brasil, Srs. da Telefonica, lutamos muito para reaver nossas liberdades, e a elas damos um enorme valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário