Um "blog sujo" desde 2 de setembro de 2009.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Boa notícia: cresce o número de servidores públicos federais



 
O número de funcionários públicos federais aumentou em 57,1 mil de 2003 a 2009, segundo estudo do Ministério do Planejamento divulgado nesta terça-feira.

Nesses seis anos, foram autorizadas 160,7 mil novas vagas, mas, com aposentadorias, falecimentos e outras exclusões, o ingresso líquido ficou em 57,1 mil. Com isso, a administração federal tem 542.843 servidores ativos, o maior número desde 1996.

De acordo com o estudo, o setor com maior aumento líquido no número de servidores ativos foi o de educação, seguido por Justiça e segurança pública, e órgãos como AGU (Advocacia-Geral da União) e Ministério da Fazenda.

Na educação, foram 29,2 mil novos servidores, sendo 14,8 mil professores. "Ressalte-se que o número de vagas nas universidades federais mais que dobrou no período, porém a quantidade de docentes e técnicos administrativos não acompanhou esse crescimento, o que indica ganhos de produtividade", afirma o estudo.

Para Justiça e segurança pública, foram 7,6 mil novos servidores, crescimento de 37% do total de funcionários. A AGU teve um aumento líquido de 7,2 mil servidores no período, sendo 1,1 mil novos procuradores federais e 989 advogados da União.

Nota do Blog:


Mais uma bola dentro do Governo Lula. A imprensa corporativa sempre culpou os servidores públicos por tudo de ruim que acontece no Brasil. Mas o Lula nunca deu ouvidos a essa mentira repetida inúmeras vezes. 

O resultado é isso: o maior número de servidores ativos desde o começo do desgoverno tucano do FHC, 1996. Vejam bem, depois de assumir o trono, FHC começou a desmontar o serviço público. Os servidores ficaram quase oito anos sem aumento nenhum. Nem a inflação era recomposta.


Hoje temos mais servidores porque é necessário. Num país de 200 milhões, ter apenas 500 mil servidores é pouco ainda. E esse número tem que crescer conforme o crescimento do PIB.

Presumo que a população concorda com mais professores, mais serventuários da Justiça, mais policiais, mais advogados e mais fiscais de tributos.


Penso também que a maioria concorda que precisamos de mais médicos , mais enfermeiros e por aí vai... Serviço público de qualidade requer pessoal para tanto.



MLA

2 comentários:

  1. Concordo. Há um descompasso nesse discurso de que o Estado não faz bem o que deve e tem que fazer. Querem um estado eficiente, eficaz e de qualidade, mas em serviço intensivos em pessoal como educação e saúde, não se consegue isso sem contratação.
    O Estado tem cada vez mais responsabilidades, a nação tem cada vez mais pessoas e para dar conta disso é preciso ter funcionários e não apenas máquinas e instalações.
    A reforma necessário do estado é uma reforma de gestão e não de terceirização de gestão.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo!
    O número de pessoas que não conseguem nenhum emprego privado é muito grande. Para eles apenas o serviço público!
    Acho que deveria até ter cota para BURRO no serviço público, mesmo eu achando que em alguns órgãos já tenham, sempre vale a dica!

    ResponderExcluir