Um "blog sujo" desde 2 de setembro de 2009.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A (falta de) transparencia do Sistema Correio

Pensei em escrever sobre o mesmo assunto hoje, mas, para minha "boa" surpresa, o excelente Blog Olhos do Norte já deu o tratamento correto à questão.
  



19 Outubro, 2009


Pelo jeito a carapuça serviu. Hoje Helder Moura escreve em sua coluna que Obama está com síndrome de Deus e que perdeu o equilíbrio, após resolver enfrentar o partido político que se transformou a FOX, ultrapassando uma atitude de fiscalização para uma de perseguição. A carapuça serviu porque o Correio faz algo similar aqui na Paraíba. Inclusive o Jornal desta segunda é prova cabal. Dedicou uma página inteira a José Maranhão, cheio de belas fotos, e não citou nenhuma vez a primeira pesquisa sobre a sucessão governamental de 2010, pois seu candidato não foi bem. Alias a pesquisa se quer foi citada na coluna do comentarista, que sempre aborda todos os assuntos políticos de relevância, nem no portal do sistema como mostramos aqui e nem no jornal escrito ou na programação da TV.

Devemos perceber que o problema não está nas empresas de mídia apoiar ou não esse ou aquele candidato, mas em esconder ou fingir suas escolhas e intenções políticos para manipular o noticiário (e ainda dizer que não faz isso) e por fim, o cidadão – leitor, pois é isso que por decorrência ocorre na cobertura política. Ou seja, falta transparência na prática jornalística e empresarial dessas empresas de mídia. O leitor fica a mercê das intenções das mídias e seus comentaristas. Sua denúncia só aparecerá na TV ou rádio se for do interesse do dono. O que é muito triste.

Será que o leitor-ouvinte deve se submeter aos interesses desses grupos de mídia para ver suas denuncias e demandas ganhar publicidade? Isso não é um abuso? Onde está à transparência e a ética. Será que o leitor deve ficar sem ter acesso às informações que são relevantes segundo todos os demais veículos? Olhe que o slogan do Jornal Correio é “jornalismo com ética e paixão”. Parece que paixão sim, mas ética (no sentido elevado da palavra), não. Como se vê Helder Moura está mais defendendo o seu lado do que tentando comentar fatos com maior consciência critica.

Aí o leitor-cidadão fica no meio de jogo político entre empresários de mídia, políticos, partidos e não sabe como se situar. Se o leitor não for atendo, não tiver acesso a diversas mídias e não sair nas ruas, com certeza viveriam um preso num mundo de fantasias, pois lhe negaram algo. O leitor do sistema correio nem sabe que José Maranhão foi muito mal numa pesquisa de um dos instituo mais conhecidos, muito embora questionado, do País. E aí? Será que isso é liberdade de imprensa?


Nota do Blog: É uma pena que jornalistas profissionais e respeitados como Helder Moura tenham uma visão tão restrita das coisas. Dizer que a revistinha Veja é uma das publicações mais respeitadas do mundo!?!?! Só pode ser mau-caratismo ou ignorância disfuncional. Afirmar que Obama "declarou guerra" contra a Fox beira o alarmismo catastrófico causador de pânico quando na verdade o presidente americano apenas está dando à Fox o mesmo tratamento que tem sido dedicado a ele, ou seja, no mínimo, desrespeitoso.

Não sabe ou não quer dizer que o que está acontecendo com Obama é o mesmo que acontece com Lula e com os políticos da Paraíba inteira, é só dar uma olhada nos nossos "sistemas" de comunicação ou "redes" de comunicação da Paraíba.

A sociedade tem que acordar para essas manipulações midiáticas e começar a se informar pela internet, que é mais democrática, plural e aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário